FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, a imagem e o texto a seguir.

 

 

Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural, pois a lei, os valores, as crenças, as práticas, as instituições variam de formação social para formação social. Além disso, uma mesma sociedade, por ser temporal e histórica, passa por transformações culturais amplas.

 

(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995)

 

A concepção que perpassa a imagem e o texto parte da premissa de que o respeito à diversidade cultural significa


promover a aceitação e a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.
exaltar os elementos de uma cultura como fundamento da superioridade étnica e de classes.
estimular as religiões monoteístas em detrimento da cultura judaico-cristã.
incentivar a divisão de classes a fim de reforçar os conflitos étnicos e identitários.
rechaçar a valorização das diferentes linguagens, manifestações e bens de cultura.

Avalie o fragmento a seguir.

 

[...] a relação professor-aluno se caracteriza como cerimoniosa e vertical, o professor é a autoridade intelectual, moral e detentor do poder de decisão quanto à metodologia, ao conteúdo, à avaliação e à forma de interpretação; o aluno, por sua vez, é apenas ouvinte e depositário do conhecimento transmitido pelo professor.

 

Considerando as concepções de educação e suas tendências teóricas, o trecho destacado diz respeito à concepção:


liberal de tendência renovadora progressiva.
liberal de tendência renovadora não-diretiva.
liberal de tendência tradicional.
progressista de tendência libertária.
progressista de tendência histórico-crítica.

Leia, com atenção, o trecho do poema a seguir.

 

Uma parte de mim

(Ferreira Gullar)

 

É todo mundo

Outra parte é ninguém

Fundo sem fundo

Uma parte de mim

É multidão;

Outra parte de mim

Pesa, pondera;

Outra parte

Delira,

Uma parte de mim

[...]

 

Relacionando os estudos realizados até o momento ao trecho do poema destacado, julgue os itens a seguir.

 

I O ser humano é o ponto de partida para a construção do conhecimento, da formação de conceitos, da aprendizagem e do desenvolvimento da personalidade, numa atividade relacional constante da teoria e da prática, o que caracteriza a educação como cultura.

II As aptidões humanas são transmitidas por hereditariedade biológica, e, desse modo, as habilidades surgem e se desenrolam como se fossem um novelo. Assim, o ser humano se apropria de sua cultura.

III O ser humano é um ser individual e isolado, o que o torna capaz de desenvolver-se partindo somente do seu potencial biológico, ou seja, de modo independentemente das situações de vida. Assim, ele é sempre uma coisa só, não sofre influências culturais.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II e III.
III, somente.
I e II.
II, somente.
I, somente.

Segundo Faveri (2011, p. 44), a “produção do conhecimento escolar crítico requer que a teoria anunciada na forma conceitual se transforme em ações no contexto de vida do aluno para alcançar uma visão crítica que move o seu agir no mundo para superar a visão fragmentada da realidade”.

 

A concepção de conhecimento escolar crítico expressa pelo autor diz respeito à abordagem: 


cognitivista.
comportamentalista.
tradicional.
humanista.
sociocultural.

Observe, com atenção, as ilustrações a seguir.

 

-1-

 

-2-

 

Ações de educação patrimonial são realizadas em diferentes contextos e localidades e têm mostrado resultados surpreendentes ao trazer à tona a autoestima das comunidades.  Em alguns casos, promovem o desenvolvimento local e indicam soluções inovadoras de reconhecimento e salvaguarda do patrimônio cultural para muitas populações.

 

(PELEGRINI, S. C. A.; PINHEIRO, A. P. (Orgs.). Tempo, memória e patrimônio cultural. Piauí: Edupi, 2010)

 

No âmbito da educação popular, a valorização dos bens culturais encontra-se relacionada às


representações sociais formadoras de identidades coletivas.
formação escolar dos jovens para o trabalho realizado nas comunidades.
mobilizações políticas criadoras de tradições culturais urbanas.
evolução de atividades artesanais herdadas do passado.
hierarquização de festas folclóricas praticadas por grupos locais.

Sobre os mitos, Fernando Pessoa assim se pronuncia:

 

O mito é o nada que é tudo.

O mesmo sol que abre os céus

É um mito brilhante e mudo –

[...]

Assim a lenda se escorre

A entrar na realidade,

E a fecundá-la decorre.

Em baixo, a vida, metade

De nada, morre.

(Fragmento do poema Ulysses, 1934)

 

Sobre o saber mítico, julgue os itens a seguir.
 
I O saber mítico é um tipo de conhecimento filosófico e racional e sua função é explicar, através de histórias e fábulas, os fenômenos físicos e humanos.

II Os mitos eram ensinados por tradição oral e tinham como objetivo a formação ética, moral e religiosa dos membros de uma determinada comunidade.

III Os mitos procuravam explicar a origem do Universo, dos deuses e dos homens, bem como os fenômenos físicos e humanos.

 

Está CORRETO o que se afirma em: 


I e III.
I e II.
II e III.  
I, apenas.
II, apenas.

Em A Estrutura das Revoluções Científicas, T. Kuhn (1962) afirma que um paradigma não é só um modelo ou um padrão de pensamento. Um paradigma é, antes, uma totalidade de crenças, valores e técnicas partilhadas pelos membros de uma comunidade científica. Sobre o conceito de paradigma, julgue os itens a seguir.

 

I Um paradigma rege a maneira como o pensamento é produzido e compartilhado a partir das estruturas lógicas em que determinadas ideias se encontram inseridas.

II As mudanças de paradigmas nas teorias científicas desorganizam a ciência a ponto de impedir o avanço do conhecimento.

III Os padrões de pensamento que determinam a ordem dos discursos e das ações atuam também sobre o modo particular de ver e de compreender a realidade.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, somente.
I e III.
III, somente.
I, somente.
II e III.

Leia, com atenção, o fragmento a seguir.

 

Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante.

 

(BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9)

 

Tendo em conta as reflexões realizadas acerca do papel do professor na transição de paradigmas na educação, é CORRETO afirmar que o texto acima propõe uma nova dimensão educativa, pois


busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico.
abre possibilidades para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola.
tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividi-la com outros setores sociais.
articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica.
propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola.

Leia, com atenção, os textos a seguir.

 

TEXTO I

Trabalhadores do Metrô

(Compositores: R. M. Santos e Walter Marques)

 

Vivendo na cidade grande

Na força da mocidade

Tinha ofício de armador

Armou do ferro da férrea necessidade

Pontes praças e pilares

Riquezas não desfrutou

Depois de tudo pronto

Tudo feito tudo arrumado

No bronze que foi lavrado

Só deu nome de doutor

O do prefeito, o do secretariado

E o do grande encarregado

Seu nome não encontrou

Bate zabumba pro povo fazer fuá

Tristeza de catacumba

No forró não pode entrar

Precisaria de uma placa que seria

Bem do tamanho da Bahia

Juazeiro a Salvador

Pra que coubesse

O nome de quem merece

De quem vive construindo

Homem, mulher e menino

Que é tudo trabalhador

Bate zabumba pro povo faz er fuá

Tristeza de catacumba

No forró não pode entrar

Zabumba ê...

 

TEXTO II

O agente histórico é o homem, e não o tempo. O homem é situado no tempo: nasce, vive e morre em determinado tempo da história; participa em diferentes medidas e de diferentes modos dos processos históricos que atravessam e sustentam o tempo de sua experiência humana. O homem é consciente de sua existência, de sua temporalidade, da condição de sua finitude.

 

Considerando os textos destacados, assinale a alternativa CORRETA.


A presença do homem na história é limitada ao tempo cronológico e repercute a ação humana como uma sucessão acumulativa de fatos sociais isolados.
A condição abstrata do homem faz da história um fenômeno particular fora do tempo: toda ação se esgota no tempo em que se realiza e não atribui sentido à relação passado/presente.
O homem é um ser abstrato e, ainda que a sua materialidade esteja inserida na história, suas ações se esgotam sempre, no tempo em que se realizam.
As histórias individuais são partes de histórias coletivas e estas, portanto, são feitas no dia-a-dia por homens, mulheres e crianças, anônimos ou não.
As histórias individuais encontram-se sempre em conflito com as histórias coletivas, uma vez que o sentido das ações humanas é restrito ao tempo dos acontecimentos.

Segundo Bock (2000, p. 170), “[...] as modificações hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade: dão-lhe sustentação. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões”.

 

Partindo das afirmações acima, julgue as afirmativas a seguir, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.

 

(   ) O homem traz consigo um conjunto de traços herdados lhe garantem a construção de uma identidade individual e de integração com a sociedade.

(   ) O que a natureza dá ao homem não basta para lhe garantir a vida em sociedade. Ele precisará adequar-se ao meio por um processo de humanização.

(   ) O homem é um ser biológico e social, com características herdades e adquiridas, com aspectos individuais e sociais, com elementos da natureza e da cultura.

(   ) O homem é um ser sócio histórico e, por isso, as suas características hereditárias em nada influenciam na construção de seus traços psíquicos e aptidões.

(   ) Ao adquirir várias aptidões e apropriando-se do conhecimento produzido em sociedade, o homem garante sua sobrevivência buscando o bem-estar individual e coletivo.

 

Assinale a sequência CORRETA. 


V, F, F, V, F.
F, V, V, F, V.  
F, V, F, F, V.
F, F, V, V, F.
V, V, F, F, V.